Espiritualidade e ética para crianças

Em nossa sociedade a preocupação dos pais no que se refere à formação acadêmica dos filhos, é muito grande. Muitas vezes a escolha da futura escola é feita quando o bebê ainda está no ventre materno. A intenção é que as crianças sejam adultos bem preparados para o mercado de trabalho e que sejam felizes.

Porém a educação completa, inclui também outros conhecimentos fundamentais , como o conhecimento espiritual e a ética.

Os conhecimentos espirituais, independentes da religião dos pais, são aqueles que desenvolvem na criança o Amor a Deus e ao próximo. Uma vez estimulado na criança o respeito ao próximo ela manifestará em sua vida a Ética, isto é, praticará ações corretas.

A falta de respeito que vivenciamos hoje nas escolas entre alunos e professores é resultado da ausência desses dois conhecimentos.

Sabemos bem que tipo de adultos serão no futuro aqueles que praticam apenas ações egoístas.

O que diferencia os valores espirituais e a ética dos conhecimentos intelectuais é que os dois primeiros, precisam ser vivenciados pela criança também dentro do âmbito familiar. Fórmulas e conceitos científicos não precisam ser compreendidos pelos pais para que a criança se interesse por eles. Quanto à ética e valores espirituais, se não forem vividos dentro da família, criam na mente da criança uma separação, ela não sentirá necessidade de colocá-los em prática no seu dia-a-dia. Se a ação correta não é vivenciada pela criança na prática ela se comportará como se fossem conceitos apenas.

Amar a Deus e ao próximo, regras de boa conduta e respeito devem ser vivenciados no quotidiano para que a criança os incorpore.

Sai Baba nos deixou um maravilhoso método educacional onde, o que Ele chamou de Valores Humanos são os objetivos da educação.

São eles : Verdade, Ação Correta, Paz, Amor e Não-Violência. Neste método professores e pais cooperam para a educação da criança, o que deve finalizar na Integração do Homem.

Esta integração é a consciência de que somos uma Centelha Divina que manifesta Amor em todos os setores da existência.

Nos ensinou Sai Baba:

"O Amor como pensamento é Verdade,

O Amor como ação é Ação Correta,

O Amor com sentimento é Paz,

O Amor como compreensão é Não-Violência."

O aprendizado deste Valores Humanos através do ensino prático leva à formação do caráter da criança.

Uma vez sentidos em seu íntimo, em seu coração a criança manifestará em sua vida o Amor a si mesmo e ao próximo, mantendo sempre o contato com sua Centelha Divina, sem separar o mental, o emocional e o espiritual.

É uma educação holística, isto é, todos os campos da existência são desenvolvidos, o intelectual, o emocional, o físico e o espiritual. E seres holísticos, levam o Amor em suas ações por onde caminharem, tornando a ética ( ação correta) uma realidade.

Falem de Deus para seus filhos, vivam os ensinamentos espirituais de maneira real, mostrando na prática que fazer o Bem ( ação correta) vale a pena para que o mundo melhore (Paz).

O mundo melhor que almejamos, começa em nossas casas.

No Despertar temos um trabalho com crianças inspirado nesses ensinamentos de Sai Baba para a educação espiritual e ética na educação. Tentamos assim ajudar os pais a educar seus filhos nos Valores Humanos.

Nestes encontros ensinamos a prática do silêncio, a meditação, yoga e através de histórias e atividades em grupo como desenhos e danças sagradas, adentramos os conhecimentos espirituais que levam ao entendimento do Ser de Luz que cada um de nós é, e o respeito aos colegas e familiares começa a ser fruto deste entendimento que a criança aceita com amor .