Holismo

Holismo , original de "holos" , significa totalidade. Esta palavra está muito presente em nossos dias, pois as crises no planeta , sejam elas materiais ou psicológicas, fazem com que as pessoas se questionem e algumas delas começam a buscar as soluções. E nesta busca chegamos ao holismo, que é a informação ou ideia que nos impulsiona a ver o mundo como um todo, não apenas pela soma de suas partes mas sim pelas relações que as partes mantém entre si e com o próprio todo.

Esta palavra foi usada pela primeira vez em 1926, por Jan Smuts , primeiro-ministro da África do Sul em seu livro, "Holism and Evolution".

O holismo é o oposto do reducionismo, do atomismo e do materialismo.

O futuro nos reserva a visão holística em todos os setores da sociedade, como na economia, educação, ecologia, filosofia e religião.

Analisemos a economia holística, para termos um exemplo de quanto o holismo é sem limites.

Na economia e política sabemos que a globalização trouxe para nossa realidade grandes oportunidades, como o tempo real, rápido, dinâmico, um mundo sem fronteiras onde a tecnologia tem papel fundamental, mas sabemos que esta abertura nos traz também os problemas das partes envolvidas. Esta relação levas as pessoas a buscarem soluções , pois uma nova maneira de pensar se faz necessária. Entra aqui a visão sistemática que é a identificação das ligações de particularidades do sistema como um todo.

Holisticamente a empresa não é mais vista como um conjunto de setores ou departamentos que isoladamente exercem suas funções, mas sim como um só corpo. Um sistema aberto em interação contínua.

A visão holística nas empresas aceita a intuição, o lado emocional, os conhecimentos não tangíveis e também o lado racional e lógico. Podemos dizer que esta empresa é consciente da importância dos dois hemisférios do cérebro ( um intuitivo , o outro racional).

Esta empresa também não dá limites ao tempo, seus funcionários utilizam a tecnologia que encurta o tempo real, diminui as distâncias .

Como se vê o holismo não nega a globalização mas caminha ao seu lado e quanto maior o número de pessoas conscientes deste processo maior será a integração entre empresário/empregado .

O empresário respeitará seu empregado consciente de que ele é peça fundamental , de que seu trabalho é único e não o verá mais como um número apenas.

A integração será a meta e todos sentirão os benefícios .

A visão holística atuará em todos os setores da sociedade, pois aqueles que despertaram para a necessidade de salvar o planeta sabem que só na condivisão e no compartilhar encontrarão soluções para os problemas da sociedade atual.

A teoria tem que se unir com a prática.

Sempre no respeito da individualidade mas com a consciência de que fazemos parte de um todo, que é Gaia, a Mãe Terra.