Mês de maio - Feminino Sagrado 

O mês de maio é conhecido como o mês Mariano. Católicos de todo o mundo dedicam este mês à Maria, a mãe de Jesus. Orações, novenas e festas estão presentes em todos os dias de maio.

A origem desta devoção vem porém de muito longe. Tudo começou no Hemisfério Norte, onde com a chegada da primavera celebramos a fertilidade da natureza. As tradições são muitas para este período do ano.

Na Grécia Antiga, Maia, mãe de Hermes deu origem ao nome do mês. Conta-se que ela fugiu com suas irmãs e formaram o aglomerado das Plêiades.

Na tradição Celta, temos Beltane com as festividades nas florestas, com fogueiras, com curas e danças. No dia 01 de maio o Festival da Primavera nesta tradição celebra a fertilidade.

Na tradição romana, Maia personifica o despertar da natureza na primavera. Maia foi a mentora de Mercúrio. No dia 26 de maio temos a comemoração à deusa da Fortuna, nesta tradição, onde a detentora da energia vital ajuda os homens em seu destino.

Temos também a tradição Eslava, onde se celebra a deusa Villa, que uma vez suplicada podia trazer curas e ensinamentos dos segredos das ervas.

E ainda, temos Maya, deusa indiana, que representa o princípio feminino, que gerou o mundo.

Maio é um mês feminino, a energia que acolhe e ensina, que mostra como fazer acontecer.

Depois do Festival da Ressurreição, a energia de maio nos traz a alegria de viver com nossa nova vida.

Mês das flores, mês das mães em muitos países, mês de alegria e bênçãos para todos os seres.

Desejo que seu mês de maio seja abençoado seja qual for a tradição que segue, pois todas festejam a mesma energia da Mãe que acolhe e protege e principalmente mostra o caminho.


Texto por: Ana Maria Nardini